Conselho Regional de Psicologia BA

O NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família está vinculado à política de Atenção Básica à Saúde. É um dispositivo ainda recente, mas normatizado. No ano de 2008, entre outubro e dezembro, realizamos a pesquisa CREPOP com psicólogos que atuam na ATENÇÃO BÁSICA. Um dos produtos imediatos desta pesquisa, que está disponível no site nacional do CREPOP (crepop.pol.org.br) é o levantamento de todo o MARCO LÓGICO LEGAL desta política pública. Encaminhamos este documento, em anexo, no qual você poderá conhecer e acessar todas as leis, portarias e normativas da Atenção Básica.

Sugerimos também a busca pela portaria 154/2008 que versa sobre o tema. De modo geral, levando em consideração esta portaria, o NASF tem um trabalho mais voltado ao matriciamento das equipes de saúde da família. Cada equipe do NASF será responsável por matriciar de 08 a 20 equipes (PSF). Nesta perspectiva, torna-se difícil uma atuação mais voltada para a clínica por parte do psicólogo, pelo volume da demanda, por isso a idéia é trabalhar com matriciamento- com a equipe para que esta possa desenvolver ações junto à comunidade. Geralmente, propõe-se a discussão de casos, trabalhos educativos, grupos, e interconsulta. É importante, neste caso, conhecer a rede de referência.

Segue abaixo o link desta área no site do Ministério da Saúde. Além do link geral, enviamos mais dois, onde você poderá localizar toda a legislação desta política e diversas publicações disponíveis:

http://dtr2004.saude.gov.br/dab/index.php

ministério saúde – atenção básica- saúde da família

http://dtr2004.saude.gov.br/dab/legislacao.php

legislação

http://dtr2004.saude.gov.br/dab/publicacoes.php

publicações

Para obter orientações mais precisas, inclusive sobre a sala, sugerimos a busca por profissionais vinculados à área, visto que nossa equipe realiza pesquisa sobre políticas públicas de uma maneira bem ampla. Neste caso, segue o link e contato da DAB – Diretoria de Atenção Básica – da Secretaria Estadual de Saúde. Nesta diretoria existiam pelo menos 04 psicólogos que atuavam na implementação desta política.

Link:

http://www.saude.ba.gov.br/dab/nasf.asp

nasf governo estadual

Contatos:

Diretoria da Atenção Básica
(71) 3115-4375

sesab.dab@saude.ba.gov.br

Coordenação de Apoio e Desenvolvimento da Atenção Básica – COAD
(71) 3115-4162 / 4198 / 8353

Coordenação de Avaliação e Apoio Matricial – COAM
(71) 3115-4353 / 8379

Coordenação de Gestão de Projetos – COGEP
(71) 3115-8339

Você poderá ainda, encontrar no link a seguir, a lista da equipe de apoiadores, com indicações aos municípios, neste caso, poderá buscar o profissional de referência da sua região:

http://www.saude.ba.gov.br/dab/contatos_apoiadores.asp

Esperamos ter contribuído com estas questões.

Equipe CREPOP03 – BA/SE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: